Cuidados bucais em idosos

Com os avanços dos produtos de higiene oral e da odontologia e um conhecimento mais amplo do que é preciso para cuidar dos dentes e gengivas, mais pessoas conseguem manter seus dentes com o passar dos anos. No entanto, adultos idosos geralmente apresentam problemas dentais, comprovando mais do que nunca, a importância de se manter um alto padrão de higiene bucal.

De que forma os medicamentos prescritos afetam meus dentes e gengivas?
Com o passar dos anos, a quantidade de saliva que você produz tende a diminuir. Juntando-se a isso, alguns medicamentos ou doença, podem causar uma redução na quantidade de saliva presente na sua boca. Isso é o que conhecemos como “boca seca” ou xerostomia, que pode causar um maior risco de ocorrência de cárie.

A saliva é a defesa que faz parte da boca contra o desenvolvimento de placa bacteriana, pois retira os ácidos produzidos, quando a placa interage com açúcar contido, naquilo que você ingere ou bebe. Menos saliva inibe esse processo e, portanto, aumenta o risco de ocorrência de cárie nos dentes.

A boca seca também pode ser a causa de um aumento dos problemas na gengiva.

Você pode resolver o problema de “boca seca” usando produtos de saliva artificial que lubrificam a boca durante e após as refeições. Além disso, seu dentista pode recomendar uma gama de produtos de higiene que podem ser usados em casa que tornarão seus dentes mais resistentes à cárie. Tratamentos à base de flúor, enxagüatórios bucais contendo flúor agem diretamente nas superfícies do dente, evitando a cárie.

Como o tempo de duração de uma escovação afeta meus dentes e gengivas?

À medida que você envelhece, há chances de que sua gengiva comece a retrair – isso faz com que os dentes pareçam mais longos. Esse processo irá começar a expor a raiz do dente, podendo causar um maior risco de cáries, denominado cárie de raiz, e pode causar uma hipersensibilidade da dentina.

A rotina da higiene bucal diária perfeita, incluindo escovação e uso de fio dental, mais os tratamentos regulares com flúor, indicados pelo seu dentista, podem ajudá-lo a ter dentes mais resistentes à cárie e podem auxiliá-lo a aliviar a dor associada aos dentes sensíveis.

Como uma alteração na dieta pode afetar minha saúde bucal?
À medida que você envelhece, freqüentemente alteram-se seus hábitos em relação aos alimentos e bebidas, podendo envolver um aumento do consumo de alimentos e bebidas doces. Tente reduzir ao máximo a freqüência dos lanches, pois isso irá reduzir o tempo de ataque dos ácidos da placa, que os seus dentes sofrerão, reduzindo, portanto, o risco de cáries.