You are currently viewing Se você perdeu seus dentes em um acidente ou se eles foram extraídos, o que fazer?

Se você perdeu seus dentes em um acidente ou se eles foram extraídos, o que fazer?

Se você perdeu seus dentes em um acidente ou se eles foram extraídos, o Dr. Valter Luis Varise, especialista da Clínica Ortomix Soluções Estéticas, explica que a substituição dos dentes não somente melhora sua aparência, mas também melhora sua capacidade de mastigar e falar.

O que acontece quando uma pessoa perde um dente?

Toda a estrutura dentária sofre com a perda.

A primeira consequência de perder um dente é a perda da eficiência mastigatória, sobretudo se for um dente posterior. A quantidade de unidades dentárias diminui, assim como a simetria dos movimentos. Isso dificulta o processo de trituração dos alimentos e machuca a mucosa.

O QUE CAUSA PERDA DE DENTES?

Quando criança, a perda de um dente é um rito de passagem no processo para a vida adulta. Mas, na idade adulta, é uma experiência angustiante e irreversível, com consequências de longa duração tanto para o aspecto da sua boca como para sua autoconfiança.

Existem alguns motivos pelos quais um adulto pode perder os dentes, como um acidente ou como resultado de problema de saúde, mas uma das principais causas de perda de dentes é uma grave e irreversível doença da gengiva denominada periodontite.

POR QUE A GENGIVITE PODE LEVAR À PERDA DE DENTES

Uma gengiva saudável é vital para a saúde dos seus dentes.

A proteção óssea do dente é muito importante para não deixá-lo suscetível a bactérias que possam causar infecções, levando a possíveis mobilidades dentárias, e até perda do dente. Sua gengiva faz uma barreira de proteção entre o osso e a placa bacteriana na sua boca.

O processo de doença da gengiva começa com a formação da placa bacteriana, que pode irritar a gengiva. Isso pode torná-la avermelhada e inchada, além de provocar sangramento quando você escova os dentes e passa o fio dental. Esses são sinais da primeira fase da gengivite. Quando não tratada, ela pode evoluir para uma irreversível segunda fase, a periodontite, com eventual perda de dentes.

Isso ocorre porque a formação da placa bacteriana pode fazer a gengiva se afastar dos dentes, deixando pequenos espaços para acúmulo de mais placa bacteriana e, consequentemente, infecções. Quando não tratadas, essas infecções podem impactar os ossos e os tecidos da gengiva que formam a estrutura de suporte dos seus dentes. Se os ossos e os tecidos da sua gengiva forem danificados, os dentes podem ficar soltos.

O importante para a prevenção periodontal da perda de dentes é nunca deixar que a situação chegue tão longe.

Check-ups regulares com seu dentista são fundamentais, uma vez que, diferentemente da dor de dente e da sensibilidade do dente, a doença da gengiva nem sempre causa dor. Na verdade, é possível até que você não note que está com a doença, mas um exame feito por um dentista pode detectar os primeiros sinais. É fundamental adotar medidas para tratar a doença da gengiva, antes que as coisas piorem.

O check-up é ainda mais necessário se você fumar, pois o tabagismo pode mascarar os sintomas da doença da gengiva.

Qual doença faz perder os dentes?

Periodontite. Essa é a principal causa de perda de dentes. A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que atinge as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. À medida que ela avança, destrói o tecido e o osso da gengiva e, com isso, os dentes ficam soltos.

Porque os dentes quebram com facilidade?

Dentes quebrando: conheça os principais motivos. Os dentes quebradiços podem ter diferentes motivos. Dentre eles, os principais são o bruxismo e o mal cuidado dos dentes, o que causa cáries, por exemplo. Trata-se de uma disfunção comum que afeta muitas pessoas e os tratamentos podem não ser os mais simples possíveis.

Veja algumas opções para a substituição dos dentes que o Dr. Valter Luis recomenda.

Implantes dentários

Pelo fato de serem implantados por meio de cirurgia, o implante dentário pode oferecer uma solução mais duradoura e robusta para a substituição do seu dente. O processo da implantação dentária envolve três etapas que podem durar 1 a vários meses. Hoje temos os implantes importados com superfície tratada que reduzem o tempo para a colocação da prótese, e muitas pessoas optam pelos implantes dentários porque eles são mais semelhantes aos dentes naturais e podem durar décadas com devidos cuidados.

Pontes (próteses fixas)

Há vários tipos de próteses fixas dentárias, que são aparelhos que preenchem o espaço de um ou mais dentes. Diferentemente dos implantes dentários, que normalmente não exigem desgaste os outros dentes, as pontes são presas aos dentes ao lado do espaço deixado pelo dente ausente.

Próteses dentárias removíveis

Se você tiver muitos dentes faltando, seu dentista poderá recomendar as próteses dentárias, que são aparelhos removíveis contendo uma grande quantidade de dentes artificiais. As próteses dentárias totais imitam a aparência e a função do conjunto total de dentes, enquanto as overdentures (sobredentaduras) se encaixam sobre alguns dentes remanescentes ou implantes. Pode levar algum tempo para se acostumar com o uso das próteses dentárias, mas após o período de ajuste você começará a sentir conforto e naturalidade.

Aparelhos Ortodônticos

Se há 1 ou poucos dentes faltando, o aparelho ortodôntico pode ajudar a fechar o espaço do local do dente que falta com a movimentação dos dentes remanescentes, ou pode ainda, ajudar a preparar o espaço para colocação de implante dentário. Os aparelhos podem ser do tipo fixo ou alinhadores, metálicos ou estéticos, e o auxílio de mini-mplantes aceleram o processo, diz o Dr. Valter Luis.

Você sabe o que é agenesia dentária?

Veja as explicações do Dr. Valter Luis sobre esse quadro e o que fazer

Já ouviu falar sobre agenesia dentária? É a ausência de um ou mais dentes na boca por conta de uma deficiência genética ou de uma síndrome. Embora tudo pareça estar perdido,  existem maneiras de contornar essa situação e trazer o seu sorriso de volta através de tratamentos odontológicos.

Agenesia dental: a falta de um ou mais dentes na arcada pode ter causa genética

A falta de um ou mais dentes na arcada dentária não causa apenas problemas estéticos. Esse quadro pode prejudicar a mastigação e até a deglutição, por exemplo. No entanto, a ausência de dente não acontece apenas em casos de acidentes. “A agenesia dentária é a ausência congênita de um ou mais dentes na arcada dentária”, explica o profissional. E ainda, esse quadro é genético e, por isso, pode, ou não, estar associado a alguma síndrome. O profissional ainda destaca que a agenesia dentária acontece, principalmente, na dentição permanente dos pacientes. “Em raros casos, ela acomete a dentição decídua (dentes de leite)”, completa Dr. Valter Luis.

Entenda como é feito o diagnóstico do quadro de agenesia dental

Quando algum problema ou incômodo é percebido na sua saúde bucal, é extremamente importante consultar um dentista para descobrir o que está acontecendo, para logo tratar. E essa mesma conduta deve ser seguida nesse caso. “O diagnóstico é feito clinicamente, quando observamos que o paciente está com ausência dentária e, radiograficamente, constatamos se esse dente está incluso (dentro do osso) ou se ele realmente não existe”, esclarece o especialista. Vale reforçar que, nos casos em que o dente está incluso, não é considerado como agenesia dentária.

Quais são os tratamentos para a agenesia dentária?

Falta de dentes, o que fazer? O primeiro passo é a consulta a um profissional para iniciar o tratamento adequado para a agenesia. Isto porque, após a avaliação clínica e radiográfica da arcada dentária, o dentista irá analisar qual é o melhor plano de tratamento para aquele caso individual. A escolha vai depender de diversos fatores relacionados aos pacientes, como por exemplo, verificar o espaço do dente que falta, podendo ser aberto ou fechado através do auxílio de aparelhos ortodônticos. “Quando o espaço ausente é pequeno, pode ser realizado tratamento estético restaurador com resina composta ou facetas de porcelanas”, comenta Dr. Valter Luis.

Enquanto isso, nos casos com espaços maiores entre os dentes, é possível recorrer às opções protéticas, como por exemplo: implante dentário, próteses removíveis ou pontes fixas. “É necessária fazer uma avaliação e diagnósticos precoce para melhor opção de tratamento”, completa. E ainda, é importante ter atenção com os dentes da criança, se não estão nascendo ou, após cair, está demorando muito para aparecer. Assim, o recomendado é levá-la ao dentista para avaliar o quadro e, se necessário, já pedir uma radiografia. Quanto mais cedo o diagnóstico e início do tratamento, maiores as chances de sucesso no resultado.

Tags: perda de dente, falta dente, dente faltando, perdi um dente, implante dentário, implante de dente, como fazer implante, prótese móvel, prótese fixa, colocar implante, dente perdido, dente inclinado, cirurgia de dente, dente moveu, falta de dente, extração de dente, extração dentaria, raiz do dente, extrair dente, arrancar dente, agenesia, agenesia dental

Deixe um comentário