You are currently viewing Distúrbio do Sono, Apnéia e Ronco

Distúrbio do Sono, Apnéia e Ronco

Veja se é o seu caso:

Você acorda muito a noite?
Sono ruim?
Ronca e incomoda o parceiro?
Engasga dormindo?
Acorda com sensação de cansaço?

O ronco é causado principalmente pelo enfraquecimento do tônus muscular da língua e da garganta. O tônus muscular enfraquecido permite a língua relaxar e tombar para trás, tocando a parede posterior da garganta. Quando a língua está muito relaxada ela pode restringir o fluxo de ar normal e vibrar, o que ocasiona o ronco. A maior parte das pessoas que ronca apresenta uma condição conhecida como Apnéia obstrutiva do sono que é caracterizada pela interrupção completa da respiração por um período de 10 ou mais segundos e que ocorre inúmeras vezes durante todo o sono. Pessoas com apnéia do sono obstrutiva, não tem o sono reparador, acordam cansadas, ficam sonolentas durante o dia e podem pegar no sono quando estão dirigindo.

As pessoas com apnéia do sono de intensidade leve a moderada e pessoas que roncam, mas que não apresentam apnéia e são freqüentemente auxiliadas por aparelhos específicos de uso oral planejados pela ORTOMIX, que auxiliam na postura da mandíbula e da língua.

Como é feito o diagnóstico?

Em nossa clínica é feito através do exame clinico e radiográficos por dentista qualificado com conhecimentos de medicina do sono, disfunções temporomandibular, oclusão dentária e estruturas. Entretanto a apnéia obstrutiva do sono, só pode ser diagnosticada através da polissonografia (exame realizado em laboratório especializado). Outros exames auxiliam no diagnóstico, como radiografias da face, vídeo-endoscopia das vias aéreas, etc.

O tratamento?

Na Ortomix Soluções Estéticas o tratamento é feito com aparelho intra-oral, dentre tantos tipos de aparelhos, trabalhamos com o modelo mais confortável, sem restrição nos movimentos da boca, e atua com grande eficiência na maioria dos casos de apnéia leve e moderada.

Aparelho Ronco / Apnéia Ortomix

As apnéias do sono de intensidade grave podem ser tratadas através do uso de aparelhos que ajudam a pessoa a respirar enquanto dorme ou podem ser tratadas cirurgicamente. Ronco é um problema grave para milhões de pessoas. Está relacionado com aumento de pressão sanguínea, com derrames e até mesmo com parada cardíaca. Roncar também pode contribuir para a diminuição da qualidade de vida tanto pessoal quanto familiar.

Como devo proceder para fazer o aparelho?

Em primeiro lugar é preciso fazer uma avaliação na Ortomix, onde o especialista verifica as condições para a colocação do aparelho, se é necessário fazer alguns exames complementares, como a polissonografia, radiografias SAOS ou exame com o médico de sono ou otorrinolaringologista, também é avaliada a condição dentária verificando possíveis problemas que precisem ser tratados antes da colocação do aparelho.

Como o aparelho funciona?

O aparelho posiciona a mandíbula para frente aumentando a passagem para o ar, e ainda impede a abertura da boca com o conseqüente relaxamento dos músculos da mastigação, evitando a parada respiratória (Apnéia). Acompanhado de medidas preventivas como: emagrecimento, evitar o consumo do fumo, álcool, alimentos que contenham cafeína, etc.

O aparelho usado pela Ortomix funciona avançando a mandíbula e mantendo-a firmemente nessa posição, a grande diferença é que o aparelho indicado pela Ortomix permite movimentos laterais da mandíbula e abertura, o paciente não sente a boca travada. O leve avanço da mandíbula faz com que os tecidos da garganta de “estiquem” aumentando a abertura para a passagem do ar, também o avanço mandibular estimula um reflexo que faz a musculatura da faringe e arredores ficar mais tensa, mais firme, evitando o ronco. Mantendo a mandíbula presa ao aparelho, ele não permite que ela “caia” durante o sono, abrindo a boca, pois esse movimento de abertura geralmente é seguido de um reflexo que faz a língua ir para traz obstruindo a passagem do ar.

RONCO OU APNEIA? Qual a diferença?
Comum entre muitas pessoas, o ronco ponde indicar um alerta para problemas de saúde como a apneia do sono, o que traz a questão: todo mundo que ronca tem esse distúrbio? Confira agora mais sobre!

O ronco é um fenômeno que além de desagradável e constrangedor, desperta um alerta: uma pesquisa realizada pelo Instituto do Coração (InCor) indica que um a cada três adultos têm apneia do sono. Mas afinal, o que é a apneia do sono?
➥ A apneia do sono é um distúrbio caracterizado pela obstrução parcial ou total das vias aéreas, o que consequentemente dificulta a respiração e causa a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa, dando origem ao ronco.

 | Sintomas |

Tanto o ronco quanto a apneia resultam em sintomas semelhantes, mas que se enquadram em diferentes níveis. Os mais comuns:
● Respiração ofegante
● Falta de ar ao dormir
● Sono agitado
● Sonolência ao longo do dia
● Dificuldade de concentração
● Dor de cabeça matinal

 | Diferenças |

Com tantas semelhanças, é normal e comum que estas condições sejam apontadas como únicas quando na verdade, são distinguem em gravidade.

O ronco é o ruído provocado pela vibração da mucosa e dos músculos da garganta. Uma obstrução da passagem do ar faz com que haja a vibração dos tecidos e um som seja emitido: o conhecido ronco.
Este fenômeno pode acontecer por inúmeras situações (cansaço, resfriado, ingestão de bebida alcoólica) e se dá em todas as idades, presente até no sono de crianças e recém-nascidos. Ele nem sempre indica algum problema mas, quando é alto e persiste por muitas noites, pode indicar apneia do sono.

A apneia do sono inclui os ruídos do ronco, mas também traz a interrupção da respiração em intervalos. Essa condição pode acarretar engasgos e ainda a diminuição da concentração de oxigênio no sangue, resultando em consequências mais sérias.
Como uma de suas caraterísticas é a restrição de oxigênio por alguns períodos, a apneia eleva o ritmo cardíaco e estimula a contração dos vasos sanguíneos.

 | Riscos |

Mesmo que estas questões não sejam consideradas graves para muitas pessoas, o ronco e a apneia trazem riscos para o desenvolvimento de problemas cardíacos e pressão alta. Alguns fatores de risco como obesidade, tabagismo, excesso de álcool e aumento das amígdalas podem acarretar desde cedo uma cascata de complicações que, com a orientação de um profissional podem ser controladas.

O ronco, visto como fenômeno exclusivo, não desperta grandes preocupações mas, quando agravado por um maior período e intensidade, pode ser um sintoma da apneia noturna.
Muitas vezes estas condições não são percebidas pelo indivíduo que as exibe e por isso, é importante que sempre que alguém do seu convívio apresentar estas condições, seja avisado e orientado a um médico especialista, um otorrinolaringologista.

Ronco e interrupções da respiração durante o sono? Tome cuidado.

O uso do aparelho “cura” o ronco e a apnéia?

Não, nenhum aparelho produz nenhuma mudança física no paciente, ele resolve o problema apenas enquanto estiver sendo usado, é mais ou menos como os óculos, que corrigem a visão mas não modificam o olho.

Porque é precisamos nos preocupar com a apnéia?

Apesar do ronco ser o problema mais incômodo, a apnéia do sono é o problema mais importante e precisamos nos preocupar com ela, pois ela afeta vários órgãos do nosso corpo, principalmente o coração, onde aumenta em até 30% a possibilidade de desenvolver arritmias, hipertensão, infarto e derrame cerebral.

Posso morrer sufocado numa crise de apnéia?

Não, pois o cérebro controla o nível de oxigênio e gás carbônico no sangue e quando eles se alteram a pessoa acorda e volta a respirar. A apnéia não mata, mas aumenta muito a chance de desenvolver doenças que matam como o infarto do coração e os derrames cerebrais.

Porque é preciso fazer a polissonografia e o que é esse exame?

A polissonografia é o exame que é feito na clínica de sono, onde o paciente dorme uma noite e é monitorado em vários aspectos do seu sono, contrações musculares, problemas respiratórios e cardíacos entre outros, é necessário para se detectar a apnéia do sono. É através da polissonografia que se pode medir se o paciente tem uma apnéia leve, moderada ou grave, também podemos verificar se existem outros distúrbios do sono que tem sintomas parecidos com a apnéia, mas tratamentos diferentes, também para que se possa avaliar os resultados do tratamento faz-se uma antes e uma depois para comparar os resultados A maioria dos roncadores podem ser tratado!

Quase todo mundo deixa de respirar por alguns segundos durante o sono, sem sofrer qualquer dano. Na maior parte das vezes, isso ocorre porque as vias aéreas ficam obstruídas e a passagem de ar é dificultada. Já se essas paradas respiratórias ocorrerem várias vezes enquanto a pessoa dorme, é possível que ela sofra da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), um problema que pode ter consequências negativas não só para o bem-estar ao longo do dia como também à saúde no geral.

Prevalência

O problema é bem mais frequente do que se imagina: estudos indicam que a condição afeta de 33 a 35% da população brasileira, sendo que muita gente nem desconfia que tem. Segundo especialistas, isso acontece porque a anatomia do ser humano facilita o problema —temos uma garganta estreita e um queixo mais projetado para trás em relação a outros animais. A obesidade e o envelhecimento são fatores que aumentam o risco.

Quanto custa e onde fazer o tratamento?

Sabemos que o preço é um fator importante. Tal como outros modelos de tratamento ortodôntico, o custo depende de cada caso, do problema da mastigação e da extensão do tratamento. Ligue-nos (61) 3233-0030, fale conosco no whatsapp (61) 98435-8631 ou marque sua consulta clicando no link: https://ortomixodontologia.com.br/contato/

Tags: acordar cansado, aparelho apneia, aparelho apneia df, aparelho intraoral, aparelho para dormir, aparelho para ronco, aparelho ronco df, como parar de roncar, dentista do sono, dentista ronco, dormir bem, dormir melhor, engasgar dormindo, falta de ar, parar de roncar, ronco, ronco e apneia, sono, sono ruim, tratar ronco brasilia, tratar ronco, aparelho intraoral brasilia, dentista sono, pressão alta, dormir mal

Deixe um comentário