You are currently viewing Quanto tempo demora um tratamento ortodôntico?

Quanto tempo demora um tratamento ortodôntico?

O Dr. Valter Luis, ortodontista explica quanto dura um tratamento com aparelho ortodôntico.

Um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses, contudo esse tempo pode variar devido a diversos fatores. Algumas das variáveis podem ser a gravidade da má oclusão, a necessidade de extrações, a idade do paciente, problemas hormonais, medicações e mecânica utilizada.

Você sabe qual é a duração de um tratamento ortodôntico?

Uma das principais perguntas ouvidas pelos dentistas que iniciam um tratamento ortodôntico é quanto tempo vai durar todo o processo. Nesse sentido, entender quais as etapas e qual a duração do tratamento é vital para que o paciente possa se programar e não ter suas expectativas frustradas.

E, para que você entenda melhor todas as etapas desse tipo de tratamento e porque elas são importantes, preparamos este artigo. Confira!

Quais são os resultados buscados com o uso do tratamento ortodôntico?

Para conseguir um sorriso bonito e harmonioso, pode ser necessário utilizar um aparelho dental. Ele é capaz de corrigir o posicionamento dos dentes, melhorando sua estética e seu funcionamento

O ortodontista é o profissional que vai avaliar a necessidade de utilizá-lo e indicará o aparelho ideal, sendo ele móvel ou fixo. O tempo de tratamento pode variar e depende de diversos fatores, como a colaboração do paciente, a experiência do profissional e o cumprimento de todas as etapas do tratamento.

Pular etapas pode ser muito prejudicial, interferindo não só na estética, mas também na saúde bucal. A má higienização também pode interferir no tratamento, aumentando seu tempo de duração.

Quais as etapas do tratamento?

Para entender melhor a duração do procedimento, é preciso conhecer todas as etapas do processo. Para que o tratamento alcance os resultados almejados, é preciso que o paciente passe por 6 passos, que explicamos a seguir.

Diagnóstico

Esse é o primeiro passo em busca do sorriso perfeito. É aqui que o dentista fará o primeiro exame clínico para identificar os problemas a serem resolvidos.

Essa é uma etapa simples, mas que exige cautela e atenção, pois o profissional vai avaliar o sorriso do paciente e solicitar exames para comprovar se a saúde bucal está em dia.

Com o diagnóstico em mãos, o ortodontista poderá traçar um planejamento de caso e apresentar ao paciente as opções de tratamento.

Instalação do aparelho

A segunda etapa será a instalação do aparelho. Paciente e profissional devem conversar e escolher o modelo ideal, de acordo com a estrutura dos dentes e resistência da gengiva.

Existem vários tipos de aparelho, como o móvel, o fixo e alinhadores transparentes. A instalação vai variar de acordo com o modelo. No caso do aparelho móvel, por exemplo, é feita a colagem dos bráquetes para sustentar os fios metálicos.

Na etapa de instalação, os dispositivos são preparados para iniciar a movimentação dos dentes.

Alinhamento

Essa é uma das principais etapas do tratamento. É preciso que os dentes estejam alinhados e nivelados para que a movimentação seja eficaz e surta o efeito necessário. Por isso, a primeira correção a ser feita é o alinhamento por meio de fios leves e finos que corrigirão giros e posições anormais.

Na maioria dos pacientes, o alinhamento ocorre de forma natural e sem grandes problemas, contudo, em alguns casos, pode ser necessário realizar a extração de algum dente.

Correção

Com os dentes alinhados e nivelados, o ortodontista poderá, então, começar as correções dos problemas encontrados. Nessa etapa são utilizados fios de aço mais grossos do que os usados anteriormente, combinados com elásticos.

Essa é a parte mais delicada e demorada do tratamento. É durante a correção que serão reparados problemas, como fechamento de espaços, ajuste de desvios, fechamento de mordidas abertas, entre outras falhas, para chegar ao objetivo almejado.

Finalização

A quinta etapa do tratamento é a finalização. Com os dentes já chegando ao objetivo esperado, é preciso um refinamento para alcançar o melhor resultado estético.

Nessa etapa podem ser utilizados elásticos verticais, novos braquetes ou até mesmo dobras nos arcos para ajustes de posições individuais.

É uma etapa trabalhosa, que requer paciência, tanto do ortodontista quanto do paciente. É comum que, nessa fase, o paciente esteja ansioso para retirar o aparelho, contudo é preciso seguir à risca todas as recomendações do profissional.

Caso as correções não sejam feitas na etapa certa, pode ser difícil um ajuste futuro sem precisar instalar o aparelho novamente.

Contenção

Finalmente chegamos à etapa final, a contenção. Após a finalização do tratamento, os dentes ainda estarão em adaptação e com pouca estabilidade. Por isso, a contenção se faz necessária.

É comum que as contenções superiores sejam removíveis, enquanto as inferiores, sejam fixas. Pacientes com hábitos ruins, problemas de mordida aberta e prognatismo podem precisar de contenções diferenciadas.

Ainda que não seja possível garantir que os dentes se manterão para sempre na mesma posição, o uso das contenções é necessário para aumentar a estabilidade das arcadas dentárias.

A etapa de contenção marca o fim do tratamento ortodôntico e o início da fase de acompanhamento. A partir de então, será preciso visitar o ortodontista em intervalos de 3 a 6 meses para acompanhar a estabilidade do caso.

É importante, também, fazer toda a documentação logo após a remoção do aparelho, pois ela será o melhor parâmetro para que o profissional possa acompanhar o caso no período inativo.

Quanto tempo dura o tratamento?

Um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses, contudo esse tempo pode variar devido a diversos fatores. Algumas das variáveis podem ser a gravidade da má oclusão, a necessidade de extrações, a idade do paciente, problemas hormonais, medicações e mecânica utilizada. Sendo assim, casos mais complexos podem demorar mais do que o tempo previsto.

É possível acelerar o processo?

A tecnologia vem buscando diversas opções para acelerar o tempo de tratamento, e muitos estudos vem sendo desenvolvidos. Uma opção, por exemplo, são os aparelhos autoligados, que prometem diminuir o tempo estimado.

Contudo, acelerar a movimentação dos dentes depende da resposta biológica de cada paciente à força aplicada, o que varia e acordo com cada organismo.

Portanto, o melhor caminho para conquistar o sorriso perfeito em menos tempo é procurar por um profissional qualificado e passar por todas as etapas do tratamento ortodôntico, seguindo as indicações do ortodontista e mantendo bons hábitos de higiene bucal.

Saiba mais em nosso site: https://ortomixodontologia.com.br/aparelhos-ortodonticos/

Tags: quanto tempo demora um tratamento ortodôntico?,

tempo de aparelho?, quanto tempo de aparelho?, duração do tratamento orto, quanto demora orto, usar aparelho, colocar aparelho brasilia, aparelho dental brasilia, usar aparelho ortodôntico, clinica de ortodontia, dentista de aparelho brasilia, ortodontia brasilia, ortodontia sudoeste, aparelho invisivel sudoeste, aparelho invisivel brasilia, invisalign brasilia aparelho transparente brasilia, aparelho autoligado, aparelho transparente, duraçao de tratamento orto, quanto tempo é preciso usar aparelho?

Deixe um comentário