You are currently viewing Como escovar os dentes?

Como escovar os dentes?

Ter um sorriso bem cuidado ajuda a evitar os problemas bucais mais comuns, como gengivite, cáries e tártaro, além daquele mau hálito desagradável que ninguém quer ter de manhã. Sendo assim, a escova e o fio dental são seus principais aliados para garantir uma boa saúde bucal.

Mas será que você tem feito uma higiene correta? Que tal aprender de uma vez por todas o passo a passo?
O Dr. Valter Luis, dentista da Ortomix Soluções Estéticas, ensina como realizar uma correta higiene bucal, quanto ao material de higiene, técnica de escovação, períodos e cuidados. Siga-nos, curta e compartilhe!! Postaremos muitos outros vídeos educativos como esse!

Logo abaixo mais informações de como Escovar os Dentes!!

Olá! Ficamos muito feliz em ter você por aqui!
🎯Nosso espaço fica no endereço: CENTRO CLÍNICO SUDOESTE Sala 204 (ao lado do HFA), BRASILIA – DF, onde oferecemos atendimento exclusivo. Na primeira consulta avaliaremos suas necessidades, você conhecerá nossa equipe, instalações e nossas especialidades.

📌Um pouco dos nossos serviços oferecidos:

  • Harmonização Facial * Prótese dental e reabilitação oral * Ortodontia fixa autoligado e removível * Invisalign * Implante dentário * Facetas e lentes dentais * Tratamento com toxina botulínica * Fios e Preenchedores Faciais * Laserterapia * Clareamento dental * Tratamento da ATM (DTM) * Tratamento para ronco e apnéia do sono * Cirurgia bucal * Tratamento da gengiva * Tratamento de canal dentário *
    Muito mais…

Marque sua consulta/ligamos para você: https://www.ortomixodontologia.com.br… Contato via Telefone ☎️ (61)3233-0030

📆 Agende sua avaliação: bit.ly/WhatsAppOrtomixOdontologia Contato via Whatsapp 📲(61) 98435-8631 Saiba mais e siga-nos: www.ortomixodontologia.com.br www.invisalignbrasilia.com www.facebook.com/ortomixodontologia www.instagram.com/ortomixodontologia

Realizar a higiene bucal deve ser uma tarefa diária, com três horários, no mínimo, no nosso dia para fazê-la.

Como você costuma escovar os dentes? Ter um sorriso bem cuidado ajuda a evitar os problemas bucais mais comuns, como gengivite, cáries e tártaro, além daquele mau hálito desagradável que ninguém quer ter de manhã. Sendo assim, a escova e o fio dental são seus principais aliados para garantir uma boa saúde bucal. Mas será que você tem feito uma higiene correta? Que tal aprender de uma vez por todas o passo a passo? O Dr. Valter Luis, dentista da Ortomix Soluções Estéticas explica os principais cuidados com os dentes e dicas de escovação.

Como escolher a escova dental?
Escolhendo sua companheira de todos os dias, a escova de dentes
A mais bonita escova de dentes nem sempre é a melhor. Preste atenção na textura e qualidade das cerdas. As mais macias são ideais para não machucar a gengiva e desgastar os dentes. Por isso, o modelo, geralmente, é o mais recomendado pelos dentistas. E a cabeça da escova de dentes deve ser arredondada para alcançar até mesmo os cantinhos mais escondidos, como a parte de trás dos últimos dentes.

Qual creme dental usar?
A variedade de cremes dentais nas prateleiras dos supermercados é tão grande que deixa a gente perdido. Mas é muito importante, e todos os dentistas indicam, que eles contenham flúor para ajudar no controle de tártaro. Além dos dentes brancos e hálito refrescante tão desejados, claro. E mais creme na escova não significa mais limpeza. Uma quantidade do tamanho do grão de uma ervilha é ideal para deixar sua boca limpíssima. Um lembrete importante é que a grande quantidade de espuma não é um sinônimo de uma boa higiene bucal. E ainda, ela pode ser até capaz de atrapalhar a realização da limpeza ideal.

A maneira correta de escovar os dentes
Mas, quais são os cuidados com os dentes e dicas de escovação?
Vamos começar: Para uma escovação super eficiente, divida sua boca em quatro partes (superior direito e esquerdo, inferior direito e esquerdo) e escove cada uma por 30 segundos. Sem pressa! Uma limpeza completa leva por volta de dois a três minutos. Faça movimentos de vai e vem sem colocar muita força e velocidade para não machucar a gengiva. E para o grand finale, não se esqueça de escovar a língua levemente.

Qual a maneira certa de escovar?
Para ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes. Escove os dentes com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:
• Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
• Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
• Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
• Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

Segure a escova em um ângulo de 45 graus e escove com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes. Com suaves movimentos circulares, escove a face voltada para a bochecha e a face interna dos dentes, e a superfície usada para mastigar. Com movimentos suaves, escove também a língua para remover bactérias e purificar o hálito.
Que tipo de escova dental devo usar?
A maioria dos dentistas concorda que a escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. As escovas com cabeças menores também são mais adequadas, porque alcançam melhor todas regiões da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores, mais difíceis de alcançar.

Qual a importância do creme dental na escovação?
É importante que você use o creme dental mais adequado para você. Atualmente existe uma grande variedade de produtos feitos especialmente para combater a cárie, gengivite, tártaro, manchas e sensibilidade. O Dr Valter Luis durante a consulta indica qual o tipo de creme dental mais adequado para o seu caso.

Quando devo trocar minha escova dental?
Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

Fio dental todo dia
Sabe aquela casquinha de pipoca inconveniente que não saiu por nada? É o fio dental que vai ajudar a tirar. Mesmo nos dias de preguiça, ele não pode ser esquecido, já que evita também o acúmulo de placa bacteriana. Corte aproximadamente 40 cm de fio, enrole nos dedos médios e use os polegares para deslizar suavemente entre os dentes. Cuidado para não pressionar e machucar a gengiva. Ah, e nunca use uma mesma parte do fio para limpar dois espaços diferentes.

Enxaguante bucal para finalizar
Se você cumpriu todo os passos acima, parabéns! Já está acabando. O enxaguante bucal é o toque final na escovação perfeita, só precisa de alguns cuidados. Escolha algum com flúor na fórmula e prefira o bochecho ao gargarejo, já que engolir enxaguante por acidente pode ser prejudicial à sua saúde. Depois de cuspir, não lave a boca com água para não minimizar o efeito. Ficar por dentro de todas as etapas e cuidados sobre higiene bucal é a garantia de um sorriso livre de problemas.

Deixe um comentário