Botox na Odontologia

AS UTILIDADES DA TOXINA BOTULÍNICA NA ODONTOLOGIA

Botox

A Toxina Botulínica, famoso Botox®, conhecida por disfarçar rugas de expressão e flacidez no rosto, é utilizada também no tratamento odontológico para a resolução dos casos de sorriso gengival, tratamento do bruxismo e dores de cabeça de origem odontológica, dentre outros.

O Botox (nome comercial), também conhecido como toxina botulínica vem se tornando um ótimo meio auxiliar no tratamento de várias desordens e problemas odontológicos na atualidade. Tem sua ação mais evidenciada na medicina estética e dermatologia, no entanto, após pesquisas científicas foram avaliados e vem se tornando um aliado do cirurgião-dentista trazendo grandes benefícios ao profissional e também ao paciente.

O Botulismo é uma forma de “envenenamento alimentar” que acontece quando alguma pessoa come algo que contenha uma neurotoxina que é produzida pela bactéria Clostridium botulinum e nos EUA ele só foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) para uso cosmético em abril de 2002. As toxinas botulínicas (a mais usada é a do tipo A) aderem aos terminais nervosos. Quando isso acontece, a acetilcolina que é o neurotransmissor responsável por desencadear contrações dos músculos, não pode ser liberada, ou seja, impedem que o músculo se contraia.

O cirurgião dentista possui conhecimento sobre as afecções da face e da cavidade oral e pode fazer a aplicação. No entanto é necessário que possua um treinamento específico e conhecimento sobre sua utilização do botox, não extrapolando suas funções e o utilizando apenas como meio Terapêutico (prescrito na legislação brasileira e autorizado pelo CFO e ANVISA), pois o seu uso na estética é atribuição da medicina.

O botox pode ser administrado com bons resultados:

•DTM – Dores e disfunções na articulação temporo-mandibular (articulação próxima ao ouvido);

•Apertamento Dental (parafunção) – ocorre durante o dia

• Bruxismo – quando se range os dentes durante o sono, involuntariamente;;

• Sorriso gengival – quando a gengiva aparece em excesso no sorriso e o torna antiestético (Figura abaixo).

• Dores de cabeça de origem odontológica;

• Na reabilitação com implantes – principalmente em carga imediata e/ou precoce;

• Tratamentos ortodônticos;

• Hiperatividade muscular

 

Mitos e verdades sobre o Botox

•A freqüência no seu uso controlada por um profissional devidamente capacitado e regulamentado para seu uso;

•Não causa vício e não é um procedimento irreversível sendo segura quando aplicada dentro das normas técnicas;

• Somente pode ser realizado em humanos por profissionais médicos e dentistas;

• Não é aconselhável o uso em gestantes ou na amamentação;

• Tem altíssima toxicidade em grandes dosagens, sendo assim, deve ser manipulada e aplicada por profissional capacitado e regulamentado;

• Os benefícios aparecem alguns dias (entre 2 e 7 dias) após a aplicação, segue-se um período de 1 a 2 semanas de efeito máximo e duram em média entre 3 a 6 meses, quando o nervo está completamente “recuperado”.

A especialista Dra. Ana Lucia De Colla Varise, da Ortomix explica que a Toxina Botulínica age paralisando o músculo que está em hiperfunção, devolvendo-lhe o estado de normalidade. O procedimento é seguro e não há nenhum comprometimento motor da boca. “É um tratamento simples, eficiente, feito em dez minutos com agulha fina – como a usada para aplicar insulina – e com alto grau de satisfação relatado pelos pacientes”, salienta.

Para o bruxismo, por exemplo, a toxina botulínica ajuda tanto os pacientes que rangem quanto os que apertam os dentes. A substância é aplicada de cada lado da face, nos principais músculos da mastigação para fazê-los perderem a força excessiva. “É um tratamento novo que vem apresentando resultados incríveis”, observa Ana Lucia. O tratamento também é usado para casos de disfunção de ATM e dor orofacial.

Pacientes que ao sorrirem mostram a gengiva em excesso – chamado sorriso gengival – podem escapar/ livrar-se da cirurgia nos casos em que a distância do lábio até a gengiva não excede três milímetros. Uma pequena aplicação no músculo interno do buço, responsável por tracionar o lábio superior para cima, impede que ele suba e, mantendo-se no lugar, expõe menos a gengiva. “A melhora do quadro é notória e não há perda de sensibilidade no lábio superior, nem a sensação de face paralisada”, garante Ana Lucia.

A toxina botulínica é muito útil ainda na preparação dos músculos da boca do paciente que vai fazer implante dentário. A substância ajuda no relaxamento da musculatura da mastigação, o que favorece a adaptação
ao uso de próteses dentárias.

Assim como acontece quando usado para fins estéticos, pela Medicina, a toxina botulínica na odontologia também tem duração de seis meses e precisa ser reaplicado para continuidade do bom resultado.

CategoriasBotox aplicação

 

This Post Has 2 Comments

  1. Sou a Bianca De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe um comentário