You are currently viewing Quando colocar aparelho ortodôntico?

Quando colocar aparelho ortodôntico?

A hora ideal para visitar o especialista é uma dúvida comum entre pais e mães, mas pode ser respondida com a ajuda de quem entende do assunto.

O tratamento ortodôntico pode ser realizado da mais tenra idade até a idade mais avançada, porém existem algumas condições relacionadas a fatores genéticos, biológicos, oclusais, estéticos, funcionais, etc. que determinarão quando e qual tipo de tratamento.            

Nas crianças os dentes de leite vão dando lugar a dentição definitiva e você vem percebendo que o novo sorriso do seu filho não parece tão alinhado quanto antes? Nada de ignorar os sinais. Deixar a visita ao ortodontista para depois não é a melhor alternativa para o problema. Descubra qual é o melhor momento para interferir na saúde bucal infantil com a opinião do Dr. Valter Luis Odontopediatra e Ortodontista.

SAIBA MAIS: https://ortomixodontologia.com.br/aparelhos-ortodonticos/

Quando saber se a criança precisará de aparelho ortodôntico?

De acordo com o Dr. Valter Luis, não são todas as crianças que precisarão fazer o uso de aparelho ortodôntico, popularmente chamado de aparelho dentário. “Temos sempre que lembrar que cada criança é diferente da outra, cada tratamento é individual e muito específico para cada caso. Por isso, só  irão precisar desse tipo de tratamento as crianças que apresentarem deficiência no crescimento da face ou uma má oclusão, ou seja, um encaixe ruim dos dentes”, explica o especialista.

Para explicar um pouco mais, o profissional comenta o que, geralmente, pode contribuir para quadros de má oclusão. “Normalmente os primeiros casos são por problemas respiratórios, fonéticos, na mastigação ou hábitos de dedo ou chupeta.”

Como os pais podem perceber que a criança precisa de um aparelho?

Os pais só vão perceber que a criança precisa do uso do aparelho ortodôntico quando a má oclusão apresentar uma mudança estética significativa, como no caso de respiradores bucais que ficam a maior parte do tempo com a boca aberta e da má oclusão de mordida aberta, que se dá pelo uso de hábitos como chupar dedo e o uso da chupeta prolongado. Em outros casos de má oclusão, geralmente será o profissional que conseguirá diagnosticar. “Por isso, a supervisão da irrupção dental e o desenvolvimento da dentição por um especialista da Ortomix Soluções Estéticas é de fundamental importância”, afirma.

Quanto antes se inicia o tratamento ortodôntico, melhor e mais rápido é o resultado

Dr. Valter Luis explica que hoje em dia já sabemos que o quanto antes se tratar a má oclusão, melhor será. “Os dentes de leite são guias para os dentes permanentes que virão futuramente, então, se a criança tem uma má oclusão nos dentes de leite, provavelmente terá na permanente”, explica Dr Valter Luis ao ressaltar: “Qualquer tratamento feito em crianças de baixa idade a resposta é mais rápida e eficaz. Os aparelhos não são mais somente para corrigir, já temos a ortodontia preventiva e interceptativa com pequenos procedimentos para melhorar a oclusão e aparelhos ortopédicos móveis ou fixos”.

Quando os primeiros dentinhos surgirem, a ida ao dentista já é permitida – e recomendada. Por incrível que pareça, poupar os mais novos das consultas pode ser bastante prejudicial a longo prazo. “Alguns tratamentos quando feitos durante a fase de crescimento são muito mais eficientes. Existem excessões, mas quando tratamos certas anomalias na infância o tempo de tratamento diminui ou não se torna mais necessário na fase adulta”, explica Luciana.

Pensando no futuro

Em alguns casos, até mesmo os dentes de leite podem apresentar irregularidades. O dentista conta que esse, por sinal, pode ser o indício de imperfeições na dentição permanente que ainda irá se desenvolver. “Nessas situações, o profissional já pode interceptar o problema indicando aparelhos preventivos ou interceptativos, ou até removendo hábitos como a chupeta, por exemplo, para prevenir ou eliminar problemas futuros”.

O que muda no tratamento infantil

Existem infinitos tipos de aparelhos que, segundo o especialista, podem ser usados tanto na fase adulta quanto na infantil. “O principal fator para decidir o tratamento na infância é saber se a criança está no estágio de dentição decídua (de leite) ou mista”, justifica. Dr. Valter Luis ainda lembra que, em crianças, também é importante considerar um tratamento que não machuque muito ou cause algum trauma. Tudo sempre pensando no bem-estar e saúde dos pequenos.

Os dentes estão nascendo tortos, preciso usar aparelho?

Sim, provavelmente será necessário o uso de aparelho ortodôntico!

Mas calma, vamos te contar como funciona: aproximadamente 70% do crescimento das estruturas ósseas da face ocorre na faixa de 2 a 5 anos de idade. Isso indica que, durante esse período, é possível guiar esse crescimento para que ocorra da melhor forma possível. O tratamento ortodôntico realizado nesse período é extendido até a fase de troca dos dentes pode evitar e muito o surgimento de alterações no crescimento ósseo e ainda maloclusões.

Descobriu que precisará usar aparelho ortodôntico na fase adulta? E agora? Veja o que muda e como se cuidar

O tratamento Ortodôntico em adulto é muito bem indicado e não tem uma idade limite, desde que apresente uma boa higiene e condição saudável dos dentes, gengivas e do osso, ou seja, saúde periodontal. O mais indicado são alinhadores ortodônticos ou aparelhos fixos.

Você já ouviu por aí que adultos já estão “velhos” para cuidar de sua higiene bucal? Por mais que isso seja algo comum de se ouvir, a utilização do aparelho ortodôntico é indicada, na verdade, para pessoas de todas as faixas etárias. O aparelho dentário em adultos busca corrigir, sobretudo, o posicionamento dos dentes. Mas será que o resultado é o mesmo? O tempo de uso é maior do que em crianças e adolescentes? Quais cuidados se deve ter? Confira toda a explicação do ortodontista Dr. Valter Luis.

O que é preciso para colocar um aparelho ortodôntico?

Para iniciar o tratamento ortodôntico em adultos é preciso, antes de tudo, de uma consulta com um ortodontista. Ele vai analisar o estado da arcada dentária, que é o fator mais importante a ser observado antes do uso dos aparelhos. “É importante a verificação da saúde periodontal (gengivas) e se os tecidos ósseos estão saudáveis, sem sinais de reabsorção óssea ou radicular”, esclarece o especialista.

Entenda qual é o seu caso

Segundo Dr. Valter Luis, o uso do aparelho ortodôntico para essa faixa etária é voltado tanto para casos de simples correção estética quanto para outros em que se encontra a má oclusão. Ou seja, quando a posição de mordida entre a arcada superior e inferior não se encontram dentro do padrão, podendo estar muito para frente ou para trás. Somente um profissional pode dar o diagnóstico correto e indicar o tratamento.

Qual a diferença entre o uso do aparelho por jovens e adultos?

Os aparelhos ortopédicos são aqueles usados na fase de crescimento de uma criança ou um adolescente. Nessas fases, esses aparelhos conseguem corrigir, se necessário, a base óssea do paciente. É no caso dos adultos em que se encontra a diferença: “Nos adultos, com o aparelho, só conseguimos corrigir o posicionamento dental. Se necessitarmos de uma correção das bases ósseas pode ser necessário o uso de dispositivos de ancoragem no osso ou o tratamento associado à cirurgia ortognática”, explica o ortodontista. O resultado será o mesmo, apenas o procedimento é diferenciado.

O tempo de uso do aparelho é o mesmo?

Não! Essa é uma das maiores concepções falsas sobre o uso dos aparelhos dentários nos adultos. “O tempo de aparelho ortodôntico fixo ou alinhadores removíveis acaba sendo sempre mais ou menos igual, uma vez que há uma sequência lógica de fios ou alinhadores plásticos utilizados na maioria dos tratamentos ortodônticos”, explica ele. O que acontece é que, em alguns casos, há uma movimentação ortodôntica mais complexa que o normal. Mas essas situações dependem das respostas de cada organismo, o que não depende de idade.

Fique atento aos cuidados com seu aparelho dentário

Pacientes adultos devem fazer visitas regulares ao consultório de dentistas, especialmente nos casos de uso dos aparelhos dentários. Além disso, diariamente, é preciso manter os cuidados básicos buscando a boa higiene oral: escovar os dentes regularmente e passar fio dental sempre antes e depois de dormir e após as refeições. O ideal é procurar um profissional capacitado para que ele possa ajudar a fazer o tratamento direcionamento para o seu caso específico. Mas que a verdade seja dita: Nunca é tarde para o sorriso perfeito!

Tags: ortodontia, ortodontista, ortodontia brasilia, dentista de aparelho, aparelho ortodôntico, aparelho transparente, invisalign brasilia, aparelho invisível, aparelho fixo, aparelho safira, aparelho móvel, invisalign df, aparelho estético, quais os tipos de aparelho dental, aparelho dentário, aparelho infantil, aparelho orto criança, ortodontia criança. ortodontista criança, aparelho removível, ortodontia para criança, ortodontista infantil, quando por aparelho criança, qual idade para colocar aparelho, aparelho em adulto, aparelho transparente, alinhador ortodôntico,

Deixe um comentário