O que são aftas, quando acontece, e qual o tratamento?

A Afta é um tipo de úlcera que ocorre em certas regiões da boca, como soalho da boca, mucosa labial, sendo rara no céu da boca e na gengiva inserida. Em geral é recidivante. O tamanho é cerca de 0,3 cm de diâmetro em média, podendo ser única ou múltipla, com dor provocada ou espontânea. A literatura relata que, apesar de desconhecida, a causa das aftas envolve aspectos hereditários, psicossomáticos, infecciosos, hormonais ou interação desses fatores. Em pessoas imunologicamente deprimidas por pós-operatórios prolongados e desgastantes de grandes cirurgias, observam-se o aparecimento de áreas ulceradas na boca, compatíveis com afta.

Traumatismos constantes devido, por exemplo, o uso de aparelhagem ortodôntica, próteses mal adaptadas podem causar aftas. A dor está presente nas mais variadas intensidades, desaparecendo entre 7 a 14 dias. Tratamento: Em geral a afta tem cura espontânea, desaparecendo de 7 a 15 dias. Evite o uso de agentes cáusticos no local, pois os mesmos, apesar de diminuir a dor, provocam a destruição do tecido, o que faz com que a úlcera se torne mais profunda e sujeita a infecções. A utilização de anestésicos tópicos como a xilocaína é válido alguns minutos antes das refeições.

Alimente-se bem, evitando debilidade orgânica por carência de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes, porém evite o consumo de frutas ácidas como abacaxi, limão, laranja, etc e refrigerantes. Caso haja muita dor, o uso de analgésicos por via oral pode ajudar. Quem usa aparelhos ortodônticos tem aftas com freqüência devido ao traumatismo constante. Use uma cera no local que está traumatizado. Se a prótese for o caso do problema, seu dentista deverá ajustá-la. Se o problema persistir, consulte um odontólogo da Ortomix sem demora para além das orientações, prescrever um medicamento se necessário.

Texto revisado pela Dra. Ana Lucia De Colla Varise – Especialista em Dentística Restauradora e Prótese Dentária da ORTOMIX

Deixe um comentário