Gravidez

Quando você está grávida, a forma como você cuida da sua própria saúde, incluindo sua saúde bucal, afeta a saúde do seu bebê em desenvolvimento. Além disso, as alterações hormonais no seu corpo durante a gravidez podem aumentar suas chances de desenvolver uma doença gengival.
Portanto, enquanto estiver grávida, é especialmente importante que você faça uma boa higiene bucal, ou seja, escovar os dentes e usar o fio dental diariamente, ingerir alimentos saudáveis, fazer uma dieta balanceada e continuar com as visitas regulares ao dentista.

Como a gravidez pode afetar meus dentes e gengivas?
A gravidez causa flutuações hormonais que aumentam o risco de gengivite. Os níveis hormonais que se alteram no seu corpo podem tornar sua gengiva mais sensível à prejudicial placa – um filme viscoso e incolor de bactérias que se forma constantemente sobre os dentes. Além disso, se você já apresenta sinais de doença gengival, a gravidez poderá piorar o quadro. Por esse motivo é essencial dar mais atenção à sua rotina de escovação diária e uso de fio dental, a fim de manter a placa sob controle.

Como se desenvolve a doença gengival?
A placa é uma das principais causas da doença gengival. Se a placa não for removida diariamente por meio de escovação e uso de fio dental, irá acumular sobre os dentes e abaixo da linha da gengiva, podendo levar à gengivite – o primeiro estágio da doença gengival.
Se ignorada, a gengivite pode progredir para uma forma mais grave de doença gengival, denominada periodontite, na qual a gengiva e os ossos que sustentam seus dentes e os mantêm no lugar são permanentemente danificados.

Como detectar uma doença gengival?

70% das mulheres apresentam alguma forma de doença gengival durante a gravidez. Então, observe os seguintes sinais de advertência:

* Gengivas sensíveis, inchadas ou vermelhas
* Gengivas que sangram ao escovar os dentes ou usar o fio dental
* Você não consegue eliminar o mau hálito ou gosto ruim em sua boca

Também estou mais propensa a apresentar cárie dental?

Sim. Os desejos de alimentos doces e indisposições matinais tornam você mais vulnerável ao desenvolvimento de cáries.

Como posso evitar a cárie e a doença gengival?
Segue abaixo uma lista para que você mantenha seus dentes e gengivas adequadamente limpos:

* Escove corretamente, pelo menos duas vezes ao dia, de preferência pela manhã após o café, e antes de dormir (“Qual a melhor forma de escovar meus dentes?”)