Entenda como é feito e quando fazer!
Você está com dor de dente e com medo de precisar fazer tratamento de canal? Há muitas pessoas que só de pensar nessa possibilidade ficam nervosas e adiam o tratamento. Porém, o que muitos não sabem é que o tratamento de canal, muitas vezes, é a única forma de manter o seu dente em condições de uso.
Além disso, aqui na Ortomix Soluções Estéticas tudo é feito por um especilista com anestesia, ou seja, essa dor que você acha que vai sentir é cuidadosamente evitada. Por isso, não precisa ter medo de realizar um tratamento de canal. É só procurar o profissional certo para que ele avalie e decida se esse é realmente o melhor procedimento.
Há uma parte interna do dente que é chamada de polpa. Quando essa polpa está infectada, morta ou danificada, ela precisa ser retirada. O local deve ser limpo e preenchido de outra forma, para que o restante do dente seja preservado. A limpeza e a posterior vedação do canal são conhecidas como tratamento de canal.
No geral, a polpa do dente morre ou é infeccionada em razão de problemas como:
• Dente quebrado, em razão de uma queda ou outro problema;
• Cárie profunda;
• Dano ao dente, recente ou mais antigo, resultante de lesão física.
Quando a polpa não é tratada pode formar pus e até um abscesso dentro da boca. Este, por sua vez, pode acometer a ossatura e causar dor. Dessa forma, quanto antes o tratamento de canal for feito, melhor.
Porque fazer tratamento de canal?
Mesmo que você tenha medo de fazer o tratamento de canal, é importante que saiba que, muitas vezes, esse será o único procedimento capaz de fazer o seu dente permanecer sendo útil.
Quando o problema atinge a polpa do dente não há outra alternativa, é preciso tratar canal para evitar que uma extração seja feita.
COMO É FEITO
Primeiramente, saiba que o tratamento de canal é feito inicialmente com anestesia. De uma forma geral, as etapas são:
- Acesso: é quando o dentista chega até a região inflamada. Para isso, usa o aparelho conhecido como motorzinho. No geral, o local é anestesiado;
- Remoção da polpa infeccionada: esse é o segundo passo, quando os canais são esvaziados. A região é descontaminada e alisada, para que o dente fique pronto para ser fechado. No geral, é preciso fazer esse procedimento mais de uma vez, até que o local esteja pronto para a restauração. Dessa forma, você precisará ir algumas vezes ao dentista. Antes de finalizar o tratamento o dente ficará com um curativo.
- Obturação dos canais: é a finalização do tratamento, quando os canais são preenchidos por uma substância especial e depois do selamento feito, o local é fechado. Em alguns casos, é preciso fazer uma prótese parcial ou uma coroa para finalizar o tratamento.
O dente doeu, tem que fazer canal?
Nem sempre. A dor de dente pode estar relacionada a uma lesão ou inflamação na polpa dentária ou não. Pode ser, por exemplo, um problema na gengiva, que cause dor.
Por isso, se você tiver dor de dente deve procurar um dentista o quanto antes, para que o profissional faça a avaliação e prescreva o tratamento correto.
Tratamento de canal dói?
Não, a dor é sentida antes de o tratamento ser feito. Como a polpa está lesionada, as pessoas têm dor de dente e quanto mais evoluída a lesão, mais dor terá.
Contudo, o tratamento em si não dói. A pessoa recebe anestesia para que o dente seja aberto, limpo e desinfetado. Pode ser que a região fique mais sensível durante os dias de tratamento, mas dor você não vai sentir.
Vale lembrar que mesmo o dente que já recebeu o tratamento de canal deve ser higienizado e receber todos os cuidados corretamente. Além disso, é importante saber que dentes que foram submetidos ao tratamento de canal são mais sensíveis e podem quebrar com mais facilidade.
Dessa forma, além da higienização correta e diária, é preciso visitar de uma a duas vezes por ano o dentista, para fazer uma limpeza profunda e acompanhar a saúde bucal.
Qual é a especialidade para fazer o tratamento de canal?
O tratamento de canal pode ser feito por um endodontista ou por um dentista. Contudo, não são todos os dentistas que realizam o tratamento de canal. Dessa forma, pode ser que você faça todos os tratamentos e acompanhamentos em um profissional e, caso precise de canal, ele indique você procure um endodontista.
Quando deve ser feito um canal?
Na polpa dentária há vasos sanguíneos e nervos. Essa área é de tecido mole e, quando afetada, causa dor. Ela fica dentro do dente e se estende da coroa até a ponta da raiz. A raiz, por sua vez, está dentro da mandíbula.
Quando a polpa é afetada não consegue se recuperar sozinha. Nesse caso, ela necrosa e a infecção acontece dentro do dente. Há casos nos quais não há nenhuma manchinha de cárie na área externa do dente, mas dentro dele a polpa é afetada e o tratamento de canal precisa ser realizado.
Quando o tratamento não é feito, a dor aumenta e a formação de pus acontece. Há a formação de abscesso. Este, por sua vez, pode causar danos no osso ao redor do dente. O local pode inchar e afetar o maxilar.
Por isso, sempre que a polpa do dente for afetada, o tratamento de canal deve ser feito o quanto antes. Depois de pronto, quando bem tratado, o dente pode durar a vida toda.
Conclusão
Há muitos mitos envolvendo o tratamento de canal, mas não é preciso ter medo. Muitas vezes, essa é a única opção para salvar o seu dente e evitar a extração. Por isso, caso tenha dor de dente vá ao dentista o quanto antes e, se o tratamento de canal for a indicação do profissional, não deixe de fazê-lo. Comece o quanto antes.
Além disso, é muito importante que você visite o dentista regularmente, para que ele avalie a sua saúde bucal, oriente e corrija qualquer problema. Além disso, é preciso fazer a limpeza no dentista uma ou duas vezes ao ano. Nessa limpeza feita pelo profissional, o tártaro, que pode causar diversos problemas de saúde, é retirado e seus dentes ficam mais protegidos.