Mini implante ortodôntico

promo3.jpg

 

O que são mini-implantes ortodônticos?

São dispositivos de ancoragem temporária que auxiliam no tratamento ortodôntico. O DAT, assim chamado, é utilizado para manter a posição ou mover os dentes de forma mais confortável, controlada e trazendo mais velocidade no tratamento ortodôntico. A Ortomix emprega em seus tratamentos esta novidade na ortodontia.

Com os mini-implantes não é preciso usar outros aparelhos dentro ou fora da boca?

Na maioria das vezes, este dispositivo ortodôntico substitui a ação de alguns aparelhos que fariam tal ação de manter ou mover os dentes, como aparelho extra-bucal, a barra palatina, placa lábio ativa, etc. Porém, pode ser utilizada juntamente com os mesmos.

A cirurgia para colocá-lo é dolorida e demorada?

Não, a instalação do DAT realizada entre os dentes ou próxima a eles, é bastante simples e sem cortes, e indolor, bastando às vezes um analgésico comum após sua implantação no osso.

Quem deve colocar o DAT?

Na Ortomix, o DAT é colocado pelo Ortodontista, pois além da capacitação, é ele quem planeja e executa a movimentação ortodôntica, sabedor então, do tipo e direção de força ortodôntica necessária. Porém, alguns profissionais ortodontistas preferem a execução de colocação por profissionais de outras especialidades, como a implantodontia e periodontia.

Incomoda depois de colocado? E como é limpo o DAT?

Não incomoda mais que qualquer outro aparelho, pois sua parte ativa presente na boca é bastante pequena, onde é inserido então elásticos, fios ou molas que atuarão na movimentação ortodôntica. Sua higiene é realizada com escovas especiais e soluções de higiene bucal, prescritas pelo profissional.

A remoção do DAT é complicada?

Não, diferente do implante dentário, este dispositivo não se fixa ao osso de forma permanente, assim sua remoção é bastante tranqüila, sem sangramento e indolor. Em um ou dois dias o local se cicatriza naturalmente.

Texto escrito pelo Dr. Valter Luis Varise – especialista em Ortodontia da Ortomix – Soluções Esteticas.

Deixe um comentário